Editora: Galera Record
ISBN: 9788501097231
Ano: 2013
Páginas: 384
Tradutor: Ana Ban
Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...
Esse livro me fez pensar em toda a minha vida, seja virtual ou “real”.
O que você faria se há 15 anos atrás tivesse acesso ao facebook e nem ao menos tivesse ideia do que era e porque você tem uma página nesse site? Eu com certeza faria a mesma coisa que a Emma, ira fuçar tudo na minha página até entender do que se tratava.
Emma, depois de olhar fotos e ler publicações que inicialmente não entende, busca a ajuda de Josh, que deu o cd-rom da AOL (gente eu tinha um cd desse!) para ajudá-la a entender o que aconteceu e porque aquele site existe e porque ela tem uma conta nele e porque parece que sua vida futura não é nada com o que ela sonhava que seria. O que acontece é que Josh também tem uma conta e resolve olhar como será seu futuro e fica muito feliz com o que vê o que deixa Emma com raiva.
A partir desse ponto Emma tenta de todas as formas mudar o futuro até conseguir um futuro feliz, o que ela não sabe é que isso pode ser mais complicado do que imagina.
Emma fica tão obcecada com o futuro que se esquece de viver o presente, esquece de olhar ao redor e perceber coisas que estão bem a sua frente. Já Josh resolve ao mesmo tempo buscar o futuro que viu e deixar as coisas acontecerem ao seu tempo já que já sabe o que irá acontecer.
Tenho que dizer que Emma e Josh são fofos, são amigos desde crianças e se conhecem muito bem, mas que tem horas que dá vontade de sacudir a Emma pra ela acordar da loucura de modificar o futuro, isso dá!
Acho que o livro é uma lição e uma crítica a vida que levamos hoje com o facebook, onde postamos coisas tão íntimas e às vezes questões delicadas, sem pensar nas consequências desse ato. Vejo pessoas, e eu me encaixo aqui, que param de conversar numa mesa cheia de pessoas para pegar o celular e ir no facebook ou instagram e acabam perdendo esse momento de convivência com os outros.
O final desse livro é bem o que eu esperava, mas nem por isso deixa de ser interessante, gostei do que li e de como isso me ajudou a repensar minha vida online. Além de ter sido muito bom lembrar como as coisas eram no início da internet.
Jay Asher (sou fã) e Carolyn Mackler escreveram um livro delicioso de ler e que nos faz pensar que o agora é mais importante do que o futuro que nem podemos controlar.
Essa resenha foi escrita por Marilia Kelvia, colaboradora do blog.
Facebook: https://www.facebook.com/marilia.kelvia