
Título Original: Hokugyo Toshite no Shosetsuka
Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara
Sinopse: Haruki Murakami é um dos mais conhecidos autores contemporâneos do Japão. Quando seus livros são lançados, a imprensa noticia filas enormes nas livrarias de Tóquio e traduções para mais de quarenta idiomas. Ícone da escrita fluida, Murakami transita bem em diversos estilos narrativos: ficção, ensaio, reportagem, nada parece estar fora de seu talento literário. Para abarcar toda essa multiplicidade, chega agora Romancista como vocação, uma série de proposições sobre a escrita, a literatura e a vida pessoal do recluso escritor. Escrito na linguagem acessível típica de Murakami, este livro é um convite a todos que desejam habitar o mundo dos romancistas, bem como uma declaração de amor ao ato da escrita.
||Editora Alfaguara||Skoob||
Desde os dez anos, quando comprei um livro de Haruki Murakami - Após o anoitecer - me apaixonei pelo universo que ele nos apresenta, com sua escrita de estilo próprio e fluida. Quando vi "Romancista como vocação" logo me interessei e acabou me surpreendendo mais uma vez.
Com esse livro, Murakami nos apresenta seu processo de escrita, dando ótimas dicas de como escrever um romance. Diferentemente de seus outros livros, esse é apenas um "bate-papo" de autor-leitor, mas que ainda sim nos leva a profundas reflexões sobre o processo criativo de um autor.
Como uma leve autobiografia, descobrimos como Murakami adentrou no mundo da escrita e seu ponto de vista, opiniões e análises sobre diversos assuntos no universo de escritores.
A cada opinião que lia, concordava profundamente com tudo que era analisado e explicado pelo autor, por já ter publicado um livro e conhecer alguns romancistas pessoalmente fica claro como esse "mundo"é igual, seja aqui ou no Japão.
Diferentemente de mim, Haruki Murakami conseguiu logo de primeira um "ingresso" para permanecer como reconhecido escritor, ganhando um prêmio de novos talentos, isso foi o impulso para que se tornasse um romancista profissional.
O mais interessante é a franqueza do autor ao abordar suas experiências, tudo de forma agradável de ler. É um livro para quem é escritor e quem pretende ser pois é fácil se identificar com os relatos.
Adorei as abordagens sobre originalidade e sobre prêmios para autores e escritores e também sobre o modo como ele descreve o mundo dos romancistas.
"[...] Romancistas não ficam surpresos quando algum gênio de outro ramo aparece casualmente, escreve um romance que chama a atenção dos críticos e leitores e vira best-seller. Nem se sentem ameaçados, e muito menos ficam bravos. Afinal os romancistas sabem que é raro alguém assim continuar escrevendo por muito tempo. Os gênios tem seu próprio ritmo, os intelectuais tem seu próprio ritmo, os acadêmicos tem seu próprio ritmo. A longo prazo, o ritmo deles em geral não é o mais apropriado para escrever romances [...] Romancistas são como alguns peixes: acabam morrendo se não se moverem constantemente dentro d'agua [...]."
Com onze capítulos e apenas cento e sessenta e seis páginas, esse livro me conquistou e despertou minha vontade de voltar a escrever. É uma leitura agradável e autentica.