Quantcast
Channel: As meninas que leem livros
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1483

Sejamos todos Feministas - Chimamanda Ngozi Adichie

$
0
0


"como estereótipos limitam e formatam nosso pensamento (...).”

Se existe algum preconceito com o tema Feminismo, vamos nos despir dele e entrar neste livrinho maravilhoso, informativo e necessário. Baseado no discurso que a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie fez no TEDxEuston, Sejamos Todos Feministas (Companhia das Letras, 64 páginas) é um pequeno ensaio sobre o olhar que precisamos ter para as questões de gênero. O conteúdo feminista moderniza-se e precisa ser discutido pela sociedade. Não se trata mais do estereótipo dos sutiãs queimados ou da misandria (aversão aos homens). Feminismo é uma busca de igualdade e Chimamanda vem dizer como é isso:

"O problema da questão de gênero é que ela prescreve como 'devemos' ser em vez de reconhecer como somos. Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas de gênero.”.
O início da leitura já anuncia o teor informal: a partir das próprias experiências, a autora fala sobre as dificuldades que nós, mulheres, enfrentamos. E que ideias preconceituosas, de tão arraigadas, quase padronizadas e também repassadas de maneira subliminar o tempo todo, parecem definir como deve ser o comportamento feminino. Então crescemos assimilando conceitos que categorizam o ‘ser mulher’ e o ‘ser homem’.
"Uma vez eu estava falando sobre a questão de gênero e um homem me perguntou por que eu me via como uma mulher e não como um ser humano. É o tipo de pergunta que funciona para silenciar a experiência específica de uma pessoa. Lógico que sou um ser humano, mas há questões particulares que acontecem comigo no mundo porque sou mulher.”
A mulher é submetida a atitudes machistas muitas vezes no próprio lar, ainda menina, e mais tarde descobre os dissabores dessa prática enviesada, de uma sociedade desatenta aos menores (ou até mesmo aos claros) sinais de estupidez. Tem sempre uma cantada barata, um fiu-fiu desnecessário, um cara nojento encostando na moça dentro do ônibus... Daí a repercussão de campanhas contra toda e qualquer forma de assédio que elas (e eu também, como não?) promovemos, as redes sociais multiplicando essas ideias e abrindo os olhos da mulherada que sente, já sentiu ou inevitavelmente sofrerá alguma forma de abuso. Lembrando que elogio está muito longe de assédio, meninos e meninas, certo?

O problema é que o feminismo esbarra na falta de conhecimento, da desvirtuada noção de que é o antônimo de machismo. Não é não, caro leitor, se você achava que era. Feminismo, numa excelente definição de Clara Averbuck (escritora, blogueira e ativista feminista): 

não prega ódio, não prega a dominação das mulheres sobre os homens. Feminismo clama por igualdade, pelo fim da dominação de um gênero sobre outro. Feminismo não é o contrário de machismo. Machismo é um sistema de dominação. Feminismo é uma luta por direitos iguais.”

A luta feminista é muitas vezes deturpada – e isso muito interessa aos reacionários ou aos ignorantes da questão. A própria Chimamanda, ainda adolescente, ao ser taxada como feminista por um amigo, ficou chocada, como se fosse uma acusação ou uma depreciação. Foi atrás do conceito e se encantou, desprezando as vertentes mais radicais da causa, descobrindo que ser feminista não é odiar ou menosprezar os homens, muito menos abrir mão da vaidade. Assim, se define 

“feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”.

O discurso pode ser visto no vídeo e o livro pode ser baixado gratuitamente (deixei os links no final da resenha). Com uma linguagem fácil e abrangente, todos entenderão a ‘experiência’ que é pensar sobre o tema e como somos afetados, especialmente afetadAs, diariamente, pelo limitado conceito do feminino e pela crueldade do machismo que ainda impera.
"Algumas pessoas me perguntam:
- Por que usar a palavra 'feminista'? Por que não dizer que você acredita nos direitos humanos ou algo parecido?
Porque seria desonesto. O feminismo faz, obviamente, parte dos direitos humanos de uma forma geral - mas escolher uma expressão vaga como 'direitos humanos'é negar a especificidade e particularidade do problema de gênero. Seria uma maneira de fingir que as mulheres não foram excluídas ao longo dos séculos. (...) Por séculos os seres humanos eram divididos em dois grupos, um dos quais excluía e oprimia o outro. É no mínimo justo que a solução para esse problema esteja no reconhecimento desse fato.”

Não dava para fazer uma resenha imparcial diante do tema e depois desta pequenina e encantadora leitura, caríssimo leitor. Então tome como minhas essas ideias e perdoe a empolgação. É que o texto de Chimamanda é provocativo e ela – veja o vídeo! – é encantadora e merece ser ouvida e lida. Além deste ensaio, que foi musicado por Beyoncé e passou de 1,5 milhão de visualizações no YouTube, a autora nigeriana já publicou outros quatro livros de sucesso e recebeu importantes prêmios, como o Orange Prize.
"A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente."
Quer um conselho? Leia este livro, critique, incomode-se, identifique-se, mas, por favor, experimente. Uma hora teremos que discutir ou, pelo menos, nos situar nesses assuntos (até então) nevrálgicos, para então desmistificá-los.

Link do livro no Skoob: http://zip.net/bsrpPw
Classificação: 5 estrelas
Vídeo do pronunciamento da autora no TED: http://zip.net/bvrpNW
Para baixar o livro digital grátishttp://zip.net/bjrpss

http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=61798


Resenha escrita por Manuh Hitz, colabora do blog.
Meu link do Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/596865




Viewing all articles
Browse latest Browse all 1483

Trending Articles