As aventuras na Flipoços 2016 parte 1!
Gente, feira do livro correndo a toda aqui na cidade!
Eu e a Amanda demos uma passadinha lá no dia 2 e já saímos com um monte de novidades e coisinhas lindas e não andamos nem a metade da feira ainda! Infelizmente não podemos participar desde o início por conta de outros compromissos e talz, mas assim que chegamos em Poços de Caldas corremos para lá!

Mas o pessoal da Café Caramello Campinas foi tão gente boa conosco e o cheiro do café estava tão dominante que não conseguimos resistir (culpa do meu marido viciado em café que parou por lá enquanto nos esperava resolver as coisas na área de imprensa do evento!) experimentar um pouquinho. E gente, é muito bom! Não deixem de conhecer e experimentar se tiverem a chance! Clique aqui para visitar a página deles!

Aí é claro que não podia faltar passar em estandes de livros, né? Porque assim... Eu me sentia o tempo todo uma criança correndo para lá e para cá, sem saber onde ir primeiro! Era cada livro que parecia ser legal, cada capa linda – e a Amanda revoltada com a falta de sinopses na capa de trás dos livros!!! – que se comprássemos todos só nessa visitinha teríamos ficado pobres. Nesse primeiro corredor que visitamos existiam as bancas de livros infantis – abarrotadas de crianças, já que fomos no período da tarde e o estado realizou parceria entre a feira e as escolas (acredito que todos os estudantes ganharam vale-livros para usarem na feira, o que achei muito legal) e alguns estandes com livros por R$10,00! Foi ali que decidi gastar meu rico dinheirinho, para começar.
Haviam também alguns autores independentes muito gente boa que conversaram conosco. Também gosto muito desse espaço da feira, onde aqueles autores que estão divulgando a própria obra, seu sonho tão arduamente alcançado, podem conversar com as pessoas sobre suas obras. Até esqueci de pegar os livros que havia separado em um estande porque saí as pressas para conversar com uma das autoras! Sim, porque tenho memória de peixinho dourado e atenção de... Sei lá, borboleta num jardim?
À noite fomos na palestra máster do Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella. E que pessoa mais agradável de se ouvir num finzinho de noite legal – Professor, adorei o seu sotaque! Nem precisava do seu professor de matemática lhe salvar na escola!
O tema era seu novo livro, A Era da Curadoria. Mas o jeito com o qual ele guia sua fala transpassa o livro e nos leva a campos de sua própria experiência à Grécia Antiga e seus filósofos... E não é chato! Ele iniciou com uma pequena homenagem a Paulo Freire, o patrono da Educação Brasileira (sabiam disso? Eu não!), pois o mesmo faleceu num dia 2 de maio. Pouco depois, uma frase citada por ele de Darci Ribeiro (um cara com alguns doutorados legais e antigo senador) fez o teatro da Urca (lotado, de cima abaixo e com cadeiras extras) parar para refletir um bocado:
“Fracassei em tudo o que tentei. Meus fracassos são minhas vitórias. Detestaria estar no lugar de quem me venceu.” – Darci Ribeiro
Explicou porque seu livro é da curadoria: para além daqueles que cuidam dos museus, cur quer dizer cuidar. Você cuida de tudo o que se propõe a ser, a fazer, do outro, de si. Falou que a curiosidade também vem da palavra cur, uma vez que se refere a cuidar da capacidade de aprender.
Ele fez uma crítica aos modos de ensinos das escola, a famosa educação bancária que não ensina o aluno de fato. Não observa suas particularidades, apenas ensina como aprendeu a fazer... E muitas vezes não sabe explicar para o aluno a razão de saber em que lugar o carro A a tal velocidade encontrará o carro B a tal velocidade. Apenas responde: um dia você vai saber. E ainda ensinaram as crianças a odiarem os livros, obrigando-as a partir do abstrato para o concreto. Pela obrigação a ler, tal hábito acaba se tornando chato. E as gerações de hoje estão quebrando essa corrente, pois nunca antes os jovens se interessaram tanto por leitura. Aquele que começa com um livro de vampiros pode acabar se tornando um grande filósofo um dia, se o deixarmos se importar com isso.
A desigualdade social também esteve presente, em crítica ao nosso sistema bancário de educação. Você não pode querer que a criança aprenda a escrever encontro consonantal mostrando para ela uma lhama, se ela não mora onde pode ver uma lhama. Antigamente, se uma criança após anos repetindo o mesmo ensino não o aprende, ele não será dado à intelectualidade, às faculdades... E acaba desistindo do estudo, por desestímulo da escola, dos pais, de ver que aquilo não o levara a lugar algum e se contentará a exercer algo menor... Enquanto o estimulado e ensinado de maneira correta poderá ter uma vida melhor que a do primeiro.
Foi muita coisa boa que ele disse para nos fazer pensar... Estamos na era da comunicação, mas raramente nos comunicamos devidamente. Hoje as redes sociais e aplicativos dominam nossos dias, de modo que estamos em grupo... Silenciosos entre nós, mas conversando amigavelmente através de um aplicativo. Até voltamos a usar hieróglifos! :D
A palestra me deu muita coisa para pensar, recomendo demais verem tudo o que puderem do Cortella, não vão se arrepender! Levarei para minha vida o que ouvi dele.
Pois é galeraa.... O que dizer sobre esse evento que eu tanto amo?? Tantos anos acompanhando, que me sinto honrada por fazer essa cobertura e divulgar o evento mais lindo que acontece na cidade mais linda desse Brasil!!
Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a organização da GSC Eventos, que mais uma vez faz um espetáculo à parte... Já que quase ninguém imagina como deve ser organizar um evento desse porte e fazer dar certo tudo, sem atrasos e sem erros. Parabéns aos organizadores!!!
Em segundo lugar... Geeeenteeee... Em um dia não dá pra ver nem metadeee do que tem na feira!! E ainda assim, voltei para casa com 4 livros em preços ótimos!!! Muita coisa boa a 10 ou 20 reais... E ainda nem cheguei nos que mais me interessam *.* (todo ano falo que vou guardar dinheiro pra feira, mas isso nunca acontece e eu deixo meu salário do mês por lá...)
Infelizmente, não conseguimos ir todos os dias e acompanhar todas as palestras e bate-papos maravilhosos que estão rolando por lá (porque trabalhamos e temos uma vida fora do mundo dos livros - infelizmente), mas prometemos colocar o mááááximo de informações possíveis sobre o que estamos vendo esse ano...
Sobre o Café Caramello Campinas, suuuuper recomendo!! É um creminho gostoso que você mistura no leite e *.* (não tenho palavras, é muito saboroso!) E tem vários sabores disponíveis, além do tradicional, como rum, amarula, morango, menta e baunilha!! Com opções de tomar quentinho ou gelado!! Muito delícia!!
Obrigada à loja NERDS pela minha bolsa linda do Peter Pan *.* "Never grow up!"
Além disso, também conhecemos a fofa da Marília Rossi, que é daqui da cidade mesmo, e faz um trabalho super legal no formato de Zines!! Além de ter produzido o dela (que também está à venda na feira), ela iria fazer uma oficina para ensinar como fazer um zine!! Achei a ideia fantástica, mas infelizmente eu estava trabalhando no horário da oficina e não pude comparecer... Tenho certeza que foi linda!! *.*
Agora vamos aos livros... Por favor, alguém me explica o motivo, causa, razão de não se usar mais colocar a sinopse atrás do livro???? Por que as editoras fazem isso gente??? Não faz sentido eu ter que abrir o livro para ler a sinopse!!! Ae eles colocam um pedaço de um capítulo (que pode conter spoilers) que não nos faz entender nada sobre a história, ou então opiniões de pessoas importantes (ou desconhecidos) achando que só isso vai me fazer comprar o livro... NÃO VAI!!! Editoras, duas coisas me fazem ter interesse por um livro... Em primeiro lugar a capa... (Sim, eu julgo o livro pela capa, acho que tem que ter capa bonita e atraente sim... Trabalho das editoras uai!) Em segundo lugar... A SINOPSE!!!! Genteee, como vou comprar um livro sem saber do que se trata?? Eu tenho meus gêneros de preferência e não é qualquer coisa que me agrada... Quero saber sim que tipo de história me aguarda!! Massss, para isso, agora tenho que abrir o livro e ler a sinopse na orelha!! Não faz sentidoooo!!! #revoltada #desabafo #jápassou
Cortella e eu (magrinha) em 2014... Admiração!! |