Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano: 2016
Sinopse: “ – Acorde, gênio.”
Assim King começa a história de Morris Bellamy.
O gênio é John Rothstein, um autor consagrado que há muito tempo abandonou o mundo literário. Bellamy é seu maior fã – e seu maior crítico. Inconformado com o fim que o autor deu a seu personagem favorito, ele invade a casa de Rothstein e rouba os cadernos com produções inéditas do escritor, antes de matá-lo.
Morris esconde os cadernos pouco antes de ser preso por outro crime. Décadas depois, é Peter Saubers, um garoto de treze anos, quem encontra o tesouro enterrado.
Quando Morris sai da prisão, depois de trinta e cinco anos, toda a família Saubers fica em perigo. Cabe ao ex-detetive Bill Hodges e a seus ajudantes, Holly e Jerome, protege-los de um assassino agora ainda mais perigoso e vingativo.
Resenha:
Demorou, mas chegou! Toda a ansiedade que senti ao terminar Mr. Mercedes, o primeiro livro da Trilogia Bill Hodges, deveria ter terminado quando comecei a leitura de Achados e Perdidos. Porém, Stephen King nos trouxe um livro ainda melhor que o primeiro, ainda mais angustiante, mais tenso e até mesmo mais sangrento!
Como descrito na sinopse, Morris Bellamy invade a casa de seu escritor favorito (e já aposentado), John Rothstein, junto com parceiros mascarados. Morris o confronta sobre o destino de seu personagem mais famoso, com quem Morris tinha uma certa identificação (pelo menos antes do terceiro e último livro lançado). O que ele nem imagina é que o autor tem vários cadernos guardados que podem contar uma continuação da série de Jimmy Gold.
Bellamy rouba os cadernos, rouba todo o dinheiro do cofre, mata o autor, mata os companheiros, esconde tudo o que encontrou num baú e o enterra, como a um tesouro. Porém, ele acaba sendo preso, por um crime que ele nem se lembra de ter cometido (consequência de ter exagerado no álcool). Por este crime, Morris é sentenciado à prisão perpétua, e tem vários pedidos de liberdade condicional negados. Quando finalmente consegue ser libertado, Morris não vê a hora de colocar suas mãos naqueles manuscritos.
Tom Saubers era um pai de família que, desempregado, foi uma das vítimas do Assassino da Mercedes, e apesar de ter sobrevivido, ficou dependente de analgésicos e com problemas nas pernas. A situação financeira de Tom e Linda, sua esposa, não era das melhores. Ele não podia trabalhar, a esposa tinha que bancar a família com seu baixo salário de professora, e o casal não conseguia ficar no mesmo recinto sem desencadear uma discussão. Os filhos, Peter (13) e Tina (08) temiam que a situação fosse terminar em um doloroso divórcio.
E foi nesse cenário em que Peter encontrou o baú enterrado perto de sua casa, que por coincidência, também havia sido a antiga residência de Morris Bellamy há muitos anos atrás. Junto aos cadernos, Peter encontrou diversos envelopes de banco, contendo aproximadamente 400 dólares em cada. E foi então que Peter teve a brilhante ideia de usar o dinheiro encontrado para ajudar os pais, e passou a enviar, mensalmente, um envelope endereçado a eles. Com isso, o humor de Tom melhorou, as brigas foram cessando, Tom conseguiu um emprego e suas pernas também começaram a melhorar.
Peter já havia lido os livros de Rothstein, inclusive os manuscritos que continuavam a saga de Jimmy Gold e só ele tinha acesso. Decidiu estudar Literatura Americana, influenciado pelos dois últimos livros, que haviam mudado sua vida. Quando o dinheiro acaba, Peter precisa pensar em uma forma de continuar ajudando a família, e encontra um vendedor de livros raros que passa a chantageá-lo quando descobre o tesouro literário que Peter tem nas mãos.
Bill Hodges aparece já quase na metade do livro, com 66 anos e uma ótima aparência para quem sofreu um ataque cardíaco. Após o susto, o ex-detetive se rendeu aos exercícios físicos e à reeducação alimentar. Ele e Holly montaram uma empresa de investigação particular chamada Achados e Perdidos. Eles entram em contato com o caso de Peter Saubers quando sua irmã, Tina, pede ajuda à amiga Barbara, irmã de Jerome, para descobrir o que está acontecendo com o irmão, e revela (para ela, e posteriormente para Bill, Holly e Jerome), suas suspeitas de que ele seria a fonte misteriosa de dinheiro e poderia estar em perigo.
O problema se torna ainda maior quando, além do vendedor de livros, Peter passa a ser perseguido e ameaçado também pelo recém-saído da prisão Morris Bellamy. O que se segue são alguns banhos de sangue, corridas contra o tempo, muita ação e muita angústia para o leitor.
Nesse contexto, por onde anda Brady Hartsfield, o nosso Assassino da Mercedes? (Aqui eu vou ter que dar um spoiler sobre o primeiro livro, então se você não leu ainda, pode querer evitar.)
No primeiro livro da trilogia, Holly impediu Brady de detonar uma bomba em um show de uma boyband, lotado de crianças e adolescentes. Mas, para isso, usou o “Porrete Feliz” de Hodges, fraturando o crânio do assassino e deixando-o em coma por certo tempo. Até que um dia ele acordou. Fala alguma coisa de vez em quando, mas nunca com Hodges, que o visita com frequência. Dizem que está semicatatônico. Mas coisas estranhas começam a acontecer no hospital, coisas sem explicação racional. O que será que está acontecendo com Brady?
“No banheiro, a água na pia jorra, depois para.
Brady olha para a foto dele com a mãe, sorrindo com as bochechas pressionadas. Fica olhando. E olhando.
A foto cai. Clac.”
Stephen King ganhou ainda mais pontos comigo, ao fazer referências a séries como Criminal Minds e CSI, além do livro Divergente, mostrando que o mestre também acompanha os sucessos mais recentes do mundo da tv e dos livros, apesar de ele mesmo, ser um clássico por si só!
Não sei como são os livros de terror do autor (ainda), mas confesso que tenho me divertido a cada página de seus policiais, encaixando uma a uma a história de cada personagem em um enredo de tirar o fôlego!!
E é claro que o Assassino da Mercedes também teve seu lugar no segundo volume da trilogia, mas esse mistério, só conseguiremos decifrar com a leitura do terceiro livro... Último Turno já está na pré-venda e chega às lojas agora em outubro para matar a curiosidade do desfecho da trama. Aguardo ansiosa!!