Quantcast
Channel: As meninas que leem livros
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1483

{Resenha} Mau Começo - Desventuras em Série - Livro Primeiro

$
0
0

Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Ano: 2016
Sinopse: Caro Leitor,
Sinto muito dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável. Conta a infeliz história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios. Logo no primeiro capítulo as crianças estão na praia e recebem uma trágica notícia. A infelicidade segue os seus passos, como se eles fossem ímãs que atraíssem desgraças.Neste pequeno volume, os três jovens têm que lidar com um repulsivo vilão dominado pela cobiça, com roupas que pinicam o corpo, um incêndio calamitoso, um plano para roubar a fortuna deles e mingau frio servido como café da manhã.É meu triste dever pôr no papel essas histórias lamentáveis. Mas não há nada que o impeça de largar o livro imediatamente e sair para outra leitura sobre coisas alegres, se é isso que você prefere.Respeitosamente,Lemony Snicket.

Resenha:

Meu primeiro contato com essa história foi com o filme, lançado em 2004, vocês se lembram? Estrelado por Jim Carrey no papel de conde Olaf, ele relata a história dos três primeiros livros da série. Não me lembro muito do filme para poder comparar aos livros agora, mas não podemos nos esquecer que temos uma série chegando por aí.


É isso mesmo! Dia 13 de janeiro (uma sexta-feira 13, por que será?) serão lançados na Netflix todos os episódios da primeira temporada da série, que dessa vez será estrelada por Neil Patrick Harris (o Barney, de How I Met Your Mother). Vamos aguardar a resenha do Menino Que Vê Filmes também!!


Mas vamos ao livro, que é o que tô aqui pra resenhar, né?

Quanto mais o autor nos tenta convencer a deixar o livro de lado, mais nos dá vontade de conhecer a história dos irmãos Baudelaire, sempre esperando por um final feliz. Será que ele chega, após 13 livros? Por que será que essa família é tão azarada assim?

As desventuras dos irmãos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire começam com a morte de seus pais em um incêndio que destruiu sua casa. O Sr. Poe era o executor testamentário da herança dos Baudelaire e ficou encarregado de dar a notícia às crianças, além de lidar com a fortuna da família e resolver para onde eles iriam agora.

Nesse período, as crianças passaram alguns dias na casa do Sr. Poe, que não tinha um ambiente muito agradável, porém, era bem melhor do que estava por vir e eles nem imaginavam.

O Sr. Poe encontrou um parente afastado da família, conde Olaf, um ator que morava na cidade e deveria ficar responsável pelos irmãos. Mas o conde Olaf era um homem mau, que morava em uma casa velha e suja e só estava de olho na fortuna dos Baudelaire, criando um plano terrível para colocar suas mãos nela.

“E dava para eles verem, no intervalo de pele muito branca situado entre a surrada bainha da calça e o seu sapato preto, que o conde Olaf tinha tatuada a imagem de um olho em seu tornozelo, igual à do olho em sua porta da rua. Ficaram imaginando quantos outros olhos não haveria na casa do conde Olaf, e veio-lhes um pressentimento de que, para o resto de sua vida, estariam sempre se sentindo sob a estreita vigilância do conde Olaf, mesmo quando ele não estivesse por perto.”

Violet era uma garota de 14 anos muito inteligente e gostava de trabalhar com invenções. Klaus, com 12 anos, já tinha lido mais livros do que eu ou você. Sunny, apesar da pouca idade, também demonstrou sua esperteza em vários momentos, mas sua principal atividade era morder tudo o que via pela frente.

As crianças descobriram qual era o plano de seu tutor para ficar com sua herança, mas quando tentaram revelar a outras pessoas que poderiam ajuda-los, ninguém quis ouvi-los. Assim, eles fizeram muitas pesquisas nos livros de sua vizinha, a juíza Strauss, para encontrarem uma forma de não deixar que isso acontecesse.


E foi com essa esperteza, inteligência e criatividade que os irmãos conseguiram escapar do plano de conde Olaf para ficar com sua fortuna. Mas não podemos esquecer, que nossos protagonistas não têm muita sorte e sua história ainda não terminou...

“Nessa altura de nossa história, sinto-me obrigado a interrompê-la para lhes dar um último aviso. Como eu disse no comecinho, este livro que está na mão de vocês não termina com um final feliz.”

Os livros são curtinhos, de simples leitura, e a história se desenrola de tal forma que não conseguimos parar de ler. É daqueles livros que lemos em poucas horas e já queremos partir para o próximo. Além disso, conta com as ilustrações de Brett Helquist, que nos ajudam a visualizar os personagens e algumas situações descritas no livro.

Nosso autor-narrador escreve com muita atenção ao leitor, explicando termos complicados, ou qual significado ele mesmo está atribuindo aos termos naquele momento. Apesar disso, continua tentando nos fazer desistir de acreditar no final feliz dos irmãos Baudelaire. Será mesmo que a vida deles será só de tragédias? Continuaremos com os próximos livros e não se esqueçam de acompanhar a série também na Netflix!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1483

Latest Images

Trending Articles