Quantcast
Channel: As meninas que leem livros
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1483

Apenas um dia – Gayle Forman

$
0
0

1

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 384
Autora: Gayle Forman

A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

***

O que leva uma pessoa, que nunca fez nada imprudente na vida, fazer algo assim? Um impulso, um arrebatamento, um rompante, seja qual nome for, é como um batimento que não pode ser detido ou segurado.

Allyson é a típica garota comum, que não se arrisca e leva a vida de forma certinha. Porém algo desconhecido toma conta dela em sua viagem pela Europa. Allyson ganhou a viagem como presente de formatura de seus pais, antes de ir para a faculdade. Ela esta participando do Teen Tours! quando um rapaz desconhecido a convida para visitar Paris por um dia. Allyson sabe que é algo que ela própria nunca faria, mas seu alter ego, está disposta a embarcar nessa aventura.

“Desta vez, tento algo diferente. Digo sim.” Página 36

Willem é um holandês andarilho. Já rodou por vários lugares na Europa. Ele dá a Alysson um nome especial, Louise Brooks, ou mais especificamente Lulu. O que ajuda Allyson a ser alguém diferente dela mesma, mas talvez seja apenas uma versão desconhecida dela que ela própria desconheça.

“Nunca me ocorreu que fingindo ser Lulu eu pudesse fazer parte do outro grupo, mesmo que só por um dia.” Página 46.

Além de Allyson e Willem, temos vários outros personagens no percurso. Vemos Alysson no convívio com a família. Ela e a mãe têm uma relação onde Alysson deixa a mãe tomar conta de tudo, como se ela ainda fosse criança. Com o tempo ela vai tomando as rédeas da própria vida. Alysson começa a conviver com as colegas de quarto na faculdade, após a viagem para a Europa, onde ela tem que enfrentar as dificuldades de adaptação, além da perda de contato com Willem. O afastamento com a melhor amiga, Melanie, com quem dividia tudo.

A história dá uma volta gigantesca. Onde vemos Allyson amadurecer e encontrar a si mesma. Ela passa por muita coisa! É um livro de autoconhecimento, de descobertas. Fala de amor, amizade, medo, perda. Que nada pode ser o que aparenta ser, temos que conhecer para ter uma opinião a respeito. Que a vida está aí para ser vivida.

“Talvez fosse me ajudar a encontrar alguém totalmente diferente.” Página 374

“Talvez seja a simplesmente a vida. Quando a gente se abre para ela. Quando se coloca no caminho dela. Quando diz sim.” Página 376.

Algo maravilhoso no livro é a forte presença de Shakespeare. Com várias citações e interpretações das peças dele, Gayle foi de uma sensibilidade emocionante. Assim como em “Se eu ficar”, a autora termina em um cliffhanger, em momento de decisão. O que só me deixou mais curiosa. O livro já tem a continuação para ser lançada, “Apena Um Ano”. E ainda tem um conto, “Just One Night”.

Termino essa resenha com uma passagem maravilhosa do livro. Aproveitem a vida! ;)

“Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em apenas um dia.” Página 135.

0

Crislane Barbosa

http://www.skoob.com.br/usuario/368409


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1483

Latest Images

Trending Articles