Autor: André Souto
Editora: Arwen
Ano: 2016
Sinopse: O misterioso desaparecimento de um renomado cientista, um incêndio criminoso, um roubo que deu errado e as mortes inexplicáveis de diferentes pesquisadores ao redor do mundo. Aparentemente nenhum desses fatos está relacionado, mas com o desenrolar da história fica evidente cada pequena conexão. Algumas nem tão pequenas assim. Entre inúmeras perguntas sem respostas e enigmas que parecem insolúveis acontece, em Brasília, a Cúpula Mundial do Clima, pano de fundo para tramas políticas que podem mexer com algumas das mais íntimas certezas dos protagonistas da trama, assassinatos e uma caçada pelas pessoas que podem mudar a nova ordem mundial.Junte-se a Alice Gianne e Amilton Vidal para tentar desvendar esse mistério e entender quais são os Ossos do Clima.
Resenha:
Finalmente vamos conferir a resenha do livro do nosso autor parceiro, André Souto!! Já adianto que o estilo do autor me agradou muito, e não vejo a hora de poder ler mais livros dele!!
Caio Sodré é um professor especialista em Climatologia e desaparece enquanto conduz um misterioso trabalho dentro de uma sala secreta na Biblioteca Central da Universidade de Brasília.
Alice Gianne, professora que estuda a teoria do efeito estufa em sua tese de pós-doutoramento, sofre de alexitimia, não tendo respostas afetivas, encontrando significado apenas em seu trabalho. Porém, apesar do transtorno, Alice tinha Caio como pai adotivo, e nutria um tipo de sentimento por ele.
“O professor Sodré era o único pelo qual sempre nutrira algo, alguém que desencadeava um processo de emoção constante desde que a adotou como filha, uma reação cognitiva verbalizada, chamada amor."
Alice encontrou o secretário Bellini pegando fogo durante um incêndio na coordenação de pós-graduação do Departamento de Geografia, e através dele soube que Caio havia desaparecido e precisava ser encontrado.
Ao mesmo tempo, outros especialistas em clima também aparecem mortos ao redor do mundo, todos com uma tatuagem de serpente em comum e mortes extremamente perturbadoras.
Em busca de pistas, Alice encontra uma mensagem codificada em um livro, que dizia que ela deveria encontrar Oliver Herman, também estudioso da Climatologia. Mas enquanto isso, sua casa é invadida por policiais civis, que levaram um arco egípcio que ela adquirira em um leilão, como prova de um dos assassinatos, do qual ela se tornaria suspeita.
Amilton Vidal faz parte de um grupo de ex-militares mercenários que cometiam roubos em museus, e em uma dessas ações, ele encontra pergaminhos escondidos dentro de uma coluna de granito em Londres, que acabam o envolvendo em todo esse emaranhado de mistérios.
Estudiosos do mundo inteiro se preparavam para a Cúpula do Clima de Brasília, uma Conferência com participação da ONU, que discutiria novos tratados mundiais relacionados ao clima e ao aquecimento global. A principal figura desse evento é Phillip Saduceu, o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
“Acreditamos que são pergaminhos escritos e resguardados por monges da cidade Einsiedeln, na Suiça. Não é isso, Oliver? – Ela se voltou para o cadeirante. – Saduceu temia que essas anotações caíssem nas mãos dos Céticos. Afinal, o aquecimento global talvez não exista!”
O enredo se resume em um conflito entre dois grupos chamados de Céticos e Aquecimentistas, em que os Céticos defendem que o planeta não está se aquecendo e que a teoria dos Aquecimentistas se deve ao fato de que produtos sustentáveis beneficiam o meio ambiente, mas também possibilitam uma linha de itens com preços mais altos. Ou seja, os Céticos acreditam que a ideia do aquecimento é apenas uma forma de gerar lucro.
“Nós fomos taxados como idiotas, nosso grupo passou a ser chamado de Céticos, como se tivéssemos a necessidade de enxergar para crer. Ora, ora, nós já vimos. O planeta não está se aquecendo!”
Como fiquei curiosa, fui dar uma pesquisada sobre essa questão do aquecimento global, e descobri que realmente existem teóricos que defendem que tudo não passa de uma farsa. Ou seja, o autor realmente baseou sua ficção em uma teoria real, que até então eu não havia prestado muita atenção. (Se ficarem curiosos, como eu, basta jogar o tema no google para obterem diversos artigos sobre o assunto.)
Com muita ação, do começo ao fim, o autor André Souto nos proporciona uma leitura dinâmica e fluida, com um enredo super interessante e de tirar o fôlego! Se você gosta de ação, suspense e teorias conspiratórias no estilo Dan Brown, Ossos do Clima é uma ótima pedida!