Quantcast
Channel: As meninas que leem livros
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1483

{Resenha} Drops de Menta

$
0
0


Autora: Bruna Girardi Dalmas
Editora: Kazuá
Sinopse: A obra ‘DROPS DE MENTA’, coletânea de crônicas de Bruna Girardi Dalmas, revela uma escritora apaixonada pela vida, pelas emoções, relações e histórias humanas. Com um bom-humor autêntico, a autora busca tocar a alma de quem lê, ao mesmo tempo que transmite seu encantamento pelo cotidiano. Um livro que nasce da união de duas grandes paixões, a psicologia e a literatura, ‘Drops de Menta’ de Bruna Girardi Dalmas desperta a curiosidade e a vontade de viver. A sensação refrescante de cada crônica é sutil e intensa, como a de uma balinha de menta, que acaricia o coração com elegância.

Me desacostumei um bocado a ler contos, mas aceitei a proposta de ler Drops de Menta por conta do título. Achei que algo com um nome tão comum seria uma obra suave e presente em nosso dia-a-dia. 

Acredito que acertei em cheio, pois as pequenas histórias de Bruna são agradáveis de ler. São conjuntos de palavras presentes em nossos momentos e suas reflexões com certeza já passaram pelas cabeças de muitas pessoas. Sua narrativa é sempre suave, mesmo quando o assunto pode ser um pouco pesado para o leitor.


Algumas pessoas poderão identificar-se imediatamente com a autora, pois pelas descrições em alguns de seus contos em que remetiam à sua adolescência, muitos jovens de ontem e de hoje verão sua imagem descrita nas palavras que estão lendo. Não sei muito o que eu esperava com a leitura, mas acredito que é bem jovial, voltada mesmo para o público jovem... As situações relatadas, a confusão de sentimentos... Fatores típicos da adolescência e infância, com jovens que tendem a ser mais calados e observadores da sociedade ao seu redor.

A leitura de todos eles é rápida, pois são contos leves que não passam de três ou quatro páginas. Alguns me atraíram mais que outros, geralmente aqueles que tinham um toque de devaneio como, por exemplo, o conto “Um pouco Alice”, onde a autora frisa que não importa os rumos que sua vida tomem, ela sempre será um pouco Alice, enfrentando rainhas, objetivos que às vezes podem fazer com que ela acabe abocanhando um pedaço maior do que deveria e da importância de seu papel como psicóloga na conversa com alguém que lhe pede o ouvido emprestado.

O conto que deu nome ao livro, Drops de Menta, por conta da seguinte frase: “O mais importante não é o destino, e sim o caminho. Não é aceitar as escolhas, mas saber que se pode mudá-las”. Achei extremamente significante essa reflexão, pois nos mostra que nada ficará como é para sempre... Se algo está lhe incomodando e fazendo mal, você possui o direito e o dever de saltar para fora dessa situação e resolvê-la.


O livro em sue interior é repleto de imagens ao iniciar de cada conto, borrões negros que, ao analisá-los, você percebe o sentido de cada um. As páginas são amareladas e mais grossinhas, o que dá uma boa pegada para a leitura. A fonte é grande e bem escura, então é muito agradável para ler.

O livro terá lançamento dia 11 de março de 2017, às 17 horas no salão de eventos do Sogipa (R: Barão de Cotegipe, 415. Porto Alegre/RS)

Se você deseja algo que te coloque para pensar com poucas e boas palavras, recomendo demais a leitura do livro Drops de Menta!

~Livro cedido em parceria com a autora!~

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1483

Trending Articles